Disciplina Curricular

Opção II.A - Intervenção Precoce na Promoção da Resiliência IPPR

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 1ºAno/2ªSemestre

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão: ? Conhecer, enquadrar e definir as intervenções na primeira infância, bem como sua evolução histórico-científica ? Descrever e analisar argumentos neurobiológicos, sociais e económicos ? Conhecer e descrever as práticas recomendadas para intervenção precoce ? Conhecer os modelos de organização de serviços e sistemas de IP, nacional e internacionalmente ? Analisar o potencial de intervenções focadas na promoção da parentalidade positiva Competências: ? Refletir sobre a importância do rastreio para o desenvolvimento infantil e intervenção precoce ? Descrever e implementar as melhores práticas em Intervenção Precoce • Projetar e saber como implementar serviços em Intervenção Precoce ? Demonstrar habilidades no desenvolvimento de programas de intervenção com os pais com o objetivo de promover o desenvolvimento e a resiliência das crianças para diversas situações de risco

Programa

Nesta unidade curricular definiremos o conceito de Intervenção Precoce, bem como as teorias e modelos que apoiam as práticas recomendadas. Analisaremos também as bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil, questões relacionadas com a plasticidade cerebral e períodos críticos ou sensíveis que justificam a importância do rastreio e intervenção precoce, enfatizando as dimensões da prevenção e capacitação. Serão apresentadas políticas, modelos e sistemas de serviços para intervenções precoces, internacionais e nacionais, bem programas de intervenção com os pais e família com base no conceito de parentalidade positiva. Tópicos: * Neurociências e desenvolvimento inicial * Rastreio precoce do desenvolvimento infantil * Práticas recomendadas em intervenção precoce * Políticas, serviços e sistemas em Intervenção Precoce - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância em Portugal - Lei 281/2009 * Modelos de prevenção e intervenção precoce centrados na parentalidade positiva

Métodos de ensino e avaliação

As aulas terão um carácter teórico e teórico-prático. A partir da exposição dos conteúdos, serão analisados de vários materiais de apoio serão realizadas atividades ao longo das aulas. Pretende-se promover o conhecimento, a discussão e o trabalho em sala de aula, suscitando uma participação alargada e criar momentos de sistematização dos conteúdos da UC. Os alunos desta unidade curricular serão avaliados através dos seguintes elementos: a) Diferentes tarefas e reflexões ao final de cada tópico (50%) b) Trabalho final de até 2000 palavras (50%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre