Disciplina Curricular

Opção II.B - Abordagem da Escola como organização AEO

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 1ºAno/2ªSemestre

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar as teorias sistémicas de suporte ao modelo da “Whole School Approach” “Escola como organização” 2. Compreender o conceito “Escola como organização” como abordagem para a promoção da resiliência na escola 3. Identificar e analisar criticamente as condições chave para a implementação de uma abordagem centrada na “Escola como organização” a promoção da resiliência. 4. Identificar e analisar criticamente programas adotando a abordagem da “Escola como organização” para a aprendizagem socio-emocional, promoção da saúde e resiliência. 5. Identificar e selecionar estratégias eficazes baseadas na “Escola como organização” para a promoção da saúde mental, emocional, social e da resiliência. 6. Programas envolvendo a abordagem “Escola como organização”

Programa

1.Abordagens sistémicas no desenvolvimento; Perspetiva Sistémica Relacional Desenvolvimental 1.1. Teorias e Modelos Ecológicos 1.2. Teoria sistémica bioecológica de Bronfenbrenner 1.3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos de Thelen & Smith 1.4. Teoria Holística Pessoa-Contexto de Magnusson 1.5. Perspetiva Contextual Desenvolvimental de Lerner 2. O conceito “Escola como organização” como modelo de mudança da escola. 3. A abordagem “Escola como organização” – Os 4 níveis da Organização Mundial de Saúde: Curriculo, Organização; Parcerias e Serviços. 5.Condições chave para a abordagem da “ Escola como organização” 5.1. Governança da Escola 5.2. Apoio aos alunos 5.3.Professores 5.4.Pais e Famílias 5.5. Envolvimento de Parceiros e Decisores 6.Estratégias eficazes em programas adotando uma abordagem da “Escola como organização” :Mind matters, Anti bullying programs, Friendly schools, Kidsmatter, RESCUR.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas visam a exposição dos conteúdos do programa onde se salienta a apresentação das teorias, condições e estratégias eficazes propostas segundo o modelo da “Escola como Organização”. Nas aulas teórico práticas serão analisados programas visando estimular uma reflexão e participação ativa dos estudantes tendo em vista a aplicação dos conhecimentos a contextos educativos concretos. A avaliação de conhecimentos será realizada mediante tarefas individuais e de grupo centradas na pesquisa e reflexão crítica orientada (englobando 6 trabalhos escritos com apresetação oral). Avaliação Será dada preferência a um processo de avaliação contínua mediante a realização de trabalhos escritos (50%) e apresentação oral (50.0%). A avaliação final será realizada pelos alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua, sendo composta por um exame escrito abrangendo o programa da UC onde a classificação obtida corresponde a 100% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre