Disciplina Curricular

Opção III.A - Mindfulness e competências socioemocionais MCS

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 2º Ano/1º Semestre

Período:

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar, compreender e discutir o conceito e os princípios em que se sustentam as abordagens mindfulness. Compreender as relações entre educação e mindfulness. Compreender como o mindfulness desempenha um papel na saúde, bem-estar e competências socioemocionais. Identificar, compreender e discutir as práticas e programas em que se sustentam as abordagens mindfulness na educação. Conhecer as atitudes básicas de não julgamento, aceitação, gratidão associadas à prática de mindfulness. Identificar e refletir sobre (mediante uma prática pessoal) os benefícios da prática de mindfulness.

Programa

I. Conceito e fundamentos do mindfulness 1.1. A origem do mindfulness baseada nas práticas de meditação 1.2. O mindfulness numa abordagem filosófica e epistemológica 1.3. O mindfulness numa abordagem científica II. Os fundamentos da prática mindfulness 2.1. Fundamentos atitudinais da prática mindfulness 2.2. Princípios e valores da abordagem mindfulness 2.3. As diferentes modalidades e programas de prática de mindfulness III. O mindfulness como promotor de saúde, bem-estar e resiliência 3.1. Modelos teóricos 3.2. Programas de intervenção IV. O mindfulness na educação 4.1. O papel do mindfulness na educação 4.2. Programas de intervenção em contexto educativo . V. Prática de Mindfulness 5.1. Respiração 5.2 Body Scan 5.3. Movimento mindful 5.4 Consciência plena

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas visam a exposição dos conteúdos do programa. Nas aulas teórico práticas serão analisados programas e exploradas vivências de minduflness visando uma participação ativa e posterior aplicação dos conhecimentos a contextos educativos concretos. A avaliação de conhecimentos será realizada por tarefas individuais e de grupo de pesquisa e reflexão crítica. Será dada preferência a um processo de avaliação contínua mediante a realização de trabalhos escritos individuais e em grupo (50%) e registos de automonitorização e diários de prática autodirigida de mindfulness (50.0%). Obtêm aprovação na avaliação contínua os alunos que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores (valor obtido após arredondamento à unidade mais próxima). A avaliação final será realizada pelos alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua, sendo composta por um exame escrito abrangendo o programa da UC onde a classificação obtida corresponde a 100% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre