Disciplina Curricular

Opção III.B - Gestão do Comportamento na Escola GCE

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 2º Ano/1º Semestre

Período:

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão: ? Compreender os problemas de comportamento das crianças e jovens em contexto escolar ? Refletir sobre os fatores associados aos problemas de comportamento na escola e na sala de aula ? Conhecer estratégias de gestão dos problemas de comportamento em contexto escolar Competências: ? Aplicar a análise funcional do comportamento para a compreensão dos comportamentos problema; ? Aplicar estratégias de gestão dos problemas de comportamento em contexto escolar

Programa

• Compreender o comportamento: o Conceitos e dimensões do comportamento e do comportamento desviante o Descrição e Classificação dos problemas de comportamento em sala de aula e na escola o Análise funcional do comportamento • Gerir o comportamento na sala de aula e na escola o Gestão da sala de aula - Adaptações contextuais - Adaptações e Acomodações Curriculares o Estratégias para gerir os comportamentos na escola o O professor e outros adultos como elemento chave

Métodos de ensino e avaliação

No âmbito da unidade Curricular serão privilegiadas as seguintes metodologias: - Exposição de conteúdos teóricos - Dinâmicas de grupo e discussão dos conteúdos nas aulas teórico-práticas Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho individual de reflexão sobre os conteúdos da UC até 1000 palavras.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre