Disciplina Curricular

Opção III.D - Expressões artísticas competências socioemocionais e resiliência EACSR

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 2º Ano/1º Semestre

Período:

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

São objetivos desta UC: - Compreender o papel da criatividade nos processos de mudança comunitária, social e individual. - Compreender o papel das artes na aprendizagem e desenvolvimento da criança e em particular no apoio à aprendizagem socio emocional e da resiliência. - Compreender os valores, as teorias e modelos subjacentes às abordagens pelas artes em programas de promoção de competências socioemocionais e de resiliência - Identificar evidências de efetividade das práticas artísticas na promoção de competências socioemocionais e de resiliência para a tomada de decisões, ética e cientificamente fundamentadas. - Explorar e identificar práticas e recursos artísticos para a promoção de competências socioemocionais e de resiliência (dança, drama, música, artes visuais). - Desenvolver atividades e materiais envolvendo as artes num currículo focado no desenvolvimento das competências socioemocionais e de resiliência.

Programa

Criatividade, expressões artísticas na comunidade Papel da arte na promoção das competências socioemocionais e da resiliência Programas de promoção de competências socioemocionais e da resiliência envolvendo a expressão artística . Evidências da prática artística e integração das artes na promoção das competências socioemocionais e da resiliência Expressões artísticas na promoção da resiliência no contexto da sala de aula (Dança, Drama, Música, Artes visuais)

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas visam a exposição dos conteúdos do programa enquanto nas aulas teórico práticas os alunos serão guiados através de exemplos concretos de expressões artísticas que visam a promoção de competências socioemocionais e da resiliência. Será dada preferência a um processo de avaliação contínua mediante a realização de trabalhos escritos (50%) e apresentação oral (50%). Obtêm aprovação no modo de avaliação contínua os alunos que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores. São admitidos a exame final os alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua. A avaliação final por exame será composta por um exame escrito abrangendo todo o programa da UC e classificação obtida corresponde a 100% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre