Disciplina Curricular

Opção III.E - Educação, Sociedade e Valores ESV

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 2º Ano/1º Semestre

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC pretende desenvolver uma consciência reflexiva acerca das finalidades da educação, papel da escola na sociedade, relação entre as famílias e a escola, identidades juvenis e à profissionalização e deontologia docentes, e proporcionar conhecimentos sobre o funcionamento da escola como organização. Pretende-se: - Conhecer processos de construção do modelo escolar de educação e sistemas públicos de ensino no contexto da actual modernidade - Relacionar as finalidades da educação com o papel da escola nas sociedades contemporâneas - Analisar a transformação das dinâmicas familiares e sua relação com os atuais processos de escolarização - Refletir sobre as identidades que definem o ser-se aluno(a) - Tomar consciência da dimensão deontológica da cultura profissional docente - Compreender a escola como realidade organizacional nas suas múltiplas dimensões - Refletir sobre propostas pedagógicas e organizacionais inovadoras com vista à escola do futuro

Programa

- Emergência e desenvolvimento dos sistemas escolares modernos - Finalidade, valores e paradoxos da educação - Família, infância e educação: evolução das estratégias educativas familiares G15 - Ofício de aluno, subculturas juvenis e identidades de género - Profissionalização: identidades, deontologia e trabalho docente - Novos desafios para as organizações escolares: aprendizagem ao longo da vida, autonomia e flexibilidade curricular - Utopias em ação: a escola entre o passado e o futuro.

Métodos de ensino e avaliação

As sessões terão um carácter teórico-prático. A partir da análise de vários materiais de apoio (textos, filmes, etc.), serão realizadas atividades práticas ao longo das sessões, em interligação com os momentos de apresentação por parte dos docentes. Com este tipo de metodologia pretende-se promover o trabalho em sala de aula, suscitando uma participação alargada e criar momentos de sistematização dos conteúdos essenciais. Será utilizada a Plataforma elearning da Universidade de Lisboa para fornecer os materiais de estudo, promover formas de interação coletiva e realizar momentos de avaliação. A avaliação terá por base a elaboração de dois produtos escritos: - Trabalho em pequeno grupo de análise e reflexão escrita sobre dois filmes visionados nas aulas da UC; - Exercício escrito individual de aprofundamento de um tópico subjacente ao programa.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre