Disciplina Curricular

Saúde e bem-estar dos profissionais SNEP

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão: • Compreender os modelos teóricos de promoção da resiliência, teorias de stress e estratégias de coping em profissionais. • Compreender os fatores de proteção e risco associados à resiliência nos profissionais de contextos educativos. Competências • Aplicar a teoria da motivação para o envolvimento do profissional; • Integrar as abordagens teóricas sobre o stress, coping e gestão de stress • Aplicar práticas baseadas em evidências em ambiente escolar para a promoção da resiliência do profissional; • Adotar estratégias como a prática de mindfulness, gestão do stress, pensamento criativo para melhorar a resiliência, saúde e bem-estar do profissional.

Programa

1. Qualidades dos profissionais de educação resilientes (características pessoais, atitudes, etc.) • Flexibilidade cognitiva e socioemocional • Envolvimento e desenvolvimento profissional 2. Promover o bem-estar emocional (regulação emocional; cuidar de si mesmo; como ser autorreflexivo, atenção plena, autoconsciência e autodeterminação) • Emoções positivas e estratégias de regulação emocional na profissão docente • Consciência social e empatia • Praticar a autocompaixão e desenvolver habilidades autorreflexivas • Significado e propósito na vida pessoal do profissional • Estratégias de coping: enfoque emocional e coping individual focado no problema 3. Motivação e compromisso, lidar com desafios relacionados com o trabalho, resolução criativa de problemas • Desafios da carreira profissional • Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade, Teoria do Enriquecimento do Trabalho, Teoria Orientada por Objetivos 4. A Resiliência na perspetiva do sistema de trabalho e do seu desempenho

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa orientada. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em situações vivenciais, grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler textos que incluem artigos e capítulos de livro ou a visionar vídeos (disponíveis na plataforma e learning) por forma a completar as tarefas de aprendizagem. Avaliação A avaliação contínua será realizada mediante realização de portfólio individual que inclui a escolha e desenvolvimento de 4 temas associados aos conteúdos da UC e disponíveis nas tarefas propostas nos tópicos da UC (20 % cada ) e um relatório de reflexão das aprendizagens no final da Unidade (20%) A avaliação por exame incluirá exame final escrito.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre