Disciplina Curricular

Estágios de observação e prática EOP

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Descrever as estratégias mais eficazes na educação para a resiliência Identificar os fatores que melhorem a aquisição de competências de resiliência Reconhecer forças e dificuldades na facilitação da construção da resiliência nos outros Avaliar a literatura científica Demonstrar competências de resiliência adequadas a conduzir sessões práticas de promoção da resiliência Demonstrar capacidade de: 1) autorreflexão nas suas observações e ensino; 2) fazer observações e analisar criticamente os processos e sistemas (contexto) que influenciam a aquisição de competências de resiliência (facilitação direta e/ou fatores contextuais e sistémicos); 3) criar um clima promotor de resiliência no cenário educacional e analisar criticamente o seu impacto; 4) relacionar-se de forma positiva e eficaz com os outros para criar os processos que melhoram as competências de resiliência da criança e jovens; 5) refletir sobre sua própria prática e de os outros e estabelecer ligações com a teoria

Programa

Parte 1 - Observação (20 horas). Os estudantes são orientados para fazer observações relevantes sobre a facilitação do desenvolvimento da resiliência em crianças e jovens, através do ensino e gestão de um ambiente de promoção da resiliência: Desenvolver competências de resiliência Relacionamentos, competências de comunicação e clima de sala de aula Envolvimento: Pedagogia e implementação Trabalhar com funcionários, pais e outros profissionais Resiliência, saúde e bem-estar dos profissionais Parte 2 - Estágios práticos (30 horas). Espera-se que os estudantes implementem na sua prática na sala de aula ou em outras situações e contextos educacionais, o desenvolvimento de competências de resiliência através do ensino e da gestão do ambiente físico e social. A prática será orientada individualmente através de supervisão e feedback inicialmente formativo e posterior de avaliação. Será utilizado o planeamento, redação reflexiva e análise para aumentar a sua eficácia.

Métodos de ensino e avaliação

Os estudantes serão guiados, através de listas de verificação relevantes e ferramentas de observação, bem como tutoriais individuais e em grupo, para observar e analisar criticamente um dos seguintes aspetos da facilitação de competências de resiliência em crianças e relatar as suas observações através do desenvolvimento de um portefólio. A avaliação da prática será realizada através de: Duas visitas no local pelo orientador Apresentação do portfólio de prática pelo estudante, incluindo todos os planos de atividades, recursos utilizados durante a prática, bem como a autoavaliação concluída pelo participante Listas de verificação do orientador concluídas O portefólio será avaliado com base na consistência dos conteúdos com o material do programa, informação regularmente atualizada, qualidade do material e reflexões, competências requeridas demonstradas pelo estudante Relatório geral de avaliação do orientador

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre