Disciplina Curricular

Dissertação D

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Ramo > Ramo Científico

Período:

Peso

30.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O programa de mestrado incentiva os participantes a adotar a pesquisa e avaliação como parte integrante de sua prática. Destina-se a dar o conhecimento e competências necessárias à realização de uma investigação baseada na sua prática tendo em vista a promoção da resiliência e sua avaliação. Conhecimento e compreensão - Comparar criticamente os princípios e conceitos de metodologias qualitativas e quantitativas - Avaliar criticamente a adequação metodológica e a validade dos resultados de investigações previamente publicadas - Analisar criticamente as características e a importância das etapas de planeamento, execução, análise e redação de uma investigação científica Competências - Produzir um estudo científico, com uma adequada condução das etapas de planeamento, recolha de dados, análise e redação - Demonstrar capacidade na realização de uma investigação na área da resiliência - Demonstrar competência na análise de questões éticas relevantes para a investigação

Programa

A dissertação oferece a oportunidade de os participantes do curso realizarem pesquisas baseadas na prática (incluindo recolha de dados) numa área relacionada com a resiliência e bem-estar das crianças, adolescentes ou adultos que trabalham em contextos educativos, e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento neste domínio. Deve ser concluída durante o quarto semestre do curso. As diretrizes detalhadas sobre a proposta e conclusão da dissertação, critérios e procedimentos para a sua aprovação serão disponibilizados num documento sobre as diretrizes de dissertações a ser publicado no início do mestrado.

Métodos de ensino e avaliação

Na dissertação será privilegiada uma orientação tutorial, com supervisão do trabalho autónomo do formando, nas diferentes fases de conceção, desenvolvimento e redação final do projeto de investigação o qual será posteriormente apresentado e discutido publicamente. As sessões tutoriais têm como objetivo proceder à orientação do projeto de investigação, tendo em vista a definição do problema, a elaboração das questões de investigação, a identificação do quadro teórico, revisão da literatura e seleção das opções metodológicas. Sessões seguintes: Cada docente trabalhará com os alunos, tendo em conta os temas escolhidos, no respeito pelas linhas de investigação previamente definidas. A avaliação incluí a apresentação de uma dissertação com cerca de 15.000 a 20.000 palavras ou um artigo submetido a uma revista internacional revista por pares, preferencialmente indexada.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre