Sumários

Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa (concl.)

19 Outubro 2021, 18:00 Sofia Santos

Esclarecimento de dúvidas
Interpretação dos dados: referência à norma e referência à critério
Análise quantitativa ou de referência à norma (tabelas normativas)
Análise qualitativa ou de referência a critério
O perfil adaptativo
Reflexão da contribuição da ECAP para a prática profissional (escolar)
Síntese Geral e Esclarecimento de dúvidas e procedimentos


Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa (concl.)

19 Outubro 2021, 17:00 Sofia Santos

Esclarecimento de dúvidas
Interpretação dos dados: referência à norma e referência à critério
Análise quantitativa ou de referência à norma (tabelas normativas)
Análise qualitativa ou de referência a critério
O perfil adaptativo
Reflexão da contribuição da ECAP para a prática profissional (escolar)
Síntese Geral e Esclarecimento de dúvidas e procedimentos


Escala de Comportamento Adaptativo - versão Portuguesa (ECAP)

12 Outubro 2021, 18:00 Sofia Santos

As várias escalas de avaliação adaptativo ao longo do tempo: diferenças e semelhanças; população-alvo, objetivo, constituição e cotação
A validação da ECAP a nível nacional: amostra, procedimentos, instrumentos, apresentação e discussão dos resultados
ECAP: objetivo, população-alvo, constituição e cotação
- Pressupostos de Aplicação
- Aplicação da ECAP: cada aluno preencher o protocolo de aplicação em função de um caso real que conheçam;


Comportamento Adaptativo

12 Outubro 2021, 17:00 Sofia Santos

DID = QI + CA (comportamento adaptativo)
Perspetiva Histórica
Definição de Comportamento Adaptativo
Controvérsia na avaliação das pessoas com DID: psicometria ou social?
O Processo de Avaliação da DID
Componentes e Premissas do CA
Avaliação social vs. Psicométrica (CA vs. QI)
Estudos sobre Comportamento Adaptativo: CA e cultura; CA e idade; CA e outras variáveis


Avaliação e Intervenção Psicomotora

28 Setembro 2021, 18:00 Sofia Santos

Avaliação: definição; tipos de decisão e áreas-Problema 

A avaliação psicomotora 
Competências do Avaliador: competências pessoais, contextuais e de gestão de tarefas
Preparação e aplicação das tarefas de avaliação: leitura e administração de protocolos
Interpretação dos resultados e relatório psicomotor 
A Avaliação e Observação Psicomotora 
Avaliação inicial: estabelecimento de objetivos e planeamento da intervenção psicomotora 
Avaliação final: avaliação do progresso do indivíduo e monitorização da qualidade (eficácia) da intervenção psicomotora Planeamento e Programas de Intervenção 
Avaliar e intervir para decidir: planificação centrada na pessoa e funcionalidade 
Síntese e esclarecimento de dúvidas