Sumários
Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa (concl.)
19 Outubro 2021, 18:00 • Sofia Santos
Esclarecimento de dúvidas
Interpretação dos dados: referência à norma e referência à critério
Análise quantitativa ou de referência à norma (tabelas normativas)
Análise qualitativa ou de referência a critério
O perfil adaptativo
Reflexão da contribuição da ECAP para a prática profissional (escolar)
Síntese Geral e Esclarecimento de dúvidas e procedimentos
Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa (concl.)
19 Outubro 2021, 17:00 • Sofia Santos
Esclarecimento de dúvidas
Interpretação dos dados: referência à norma e referência à critério
Análise quantitativa ou de referência à norma (tabelas normativas)
Análise qualitativa ou de referência a critério
O perfil adaptativo
Reflexão da contribuição da ECAP para a prática profissional (escolar)
Síntese Geral e Esclarecimento de dúvidas e procedimentos
Escala de Comportamento Adaptativo - versão Portuguesa (ECAP)
12 Outubro 2021, 18:00 • Sofia Santos
As várias escalas de avaliação adaptativo ao longo do tempo: diferenças e semelhanças; população-alvo, objetivo, constituição e cotação
A validação da ECAP a nível nacional: amostra, procedimentos, instrumentos, apresentação e discussão dos resultados
ECAP: objetivo, população-alvo, constituição e cotação
- Pressupostos de Aplicação
- Aplicação da ECAP: cada aluno preencher o protocolo de aplicação em função de um caso real que conheçam;
Comportamento Adaptativo
12 Outubro 2021, 17:00 • Sofia Santos
DID = QI + CA (comportamento adaptativo)
Perspetiva Histórica
Definição de Comportamento Adaptativo
Controvérsia na avaliação das pessoas com DID: psicometria ou social?
O Processo de Avaliação da DID
Componentes e Premissas do CA
Avaliação social vs. Psicométrica (CA vs. QI)
Estudos sobre Comportamento Adaptativo: CA e cultura; CA e idade; CA e outras variáveis
Avaliação e Intervenção Psicomotora
28 Setembro 2021, 18:00 • Sofia Santos
Avaliação: definição; tipos de decisão e áreas-Problema
A avaliação psicomotora
Competências do Avaliador: competências pessoais, contextuais e de gestão de
tarefas
Preparação e aplicação das tarefas de avaliação: leitura e administração de
protocolos
Interpretação dos resultados e relatório psicomotor
A Avaliação e Observação Psicomotora
Avaliação inicial: estabelecimento de objetivos e planeamento da intervenção
psicomotora
Avaliação final: avaliação do progresso do indivíduo e monitorização da qualidade
(eficácia) da intervenção psicomotora Planeamento e Programas de Intervenção
Avaliar e intervir para decidir: planificação centrada na pessoa e funcionalidade
Síntese e esclarecimento de dúvidas