As necessidades especificas crianças com capacidade visual nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce

22 Fevereiro 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 2 (5ºf 22 de fevereiro 2018)

O desenvolvimento motor atípico das crianças com capacidade visual nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce: desenvolvimento percetivo motor, caracterização do seu comportamento motor a partir da análise das competências motoras fundamentais: a) movimentos não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) Movimentos locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) movimentos de manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear).

Bibliografia

- ADELSON, E. (1976) - The effects of blindness and other impairments on early development, American Foundation for the Blind, New York.

- Ferrell, K. A. (2000). Growth and Development of Young Children. In M. C. Holbrook, & A. J. - -- Koening (Edits.), Foundations Of Education: History and Theory of Teaching Children and Youth with Visual Impairments (2ª ed., Vol. I, pp. 111-134). New York: AFB Press.

- Kerr, Beth (1976) – Vision, kinesthesis , Conscenciousness, and Skills, Journal of Physical Education, and Recreation 47 (9) Nov. Dez.

- Moniz-Pereira, L. (1993) Estruturação Espacial e Equilíbrio . Estudo com crianças de visão nula ou residual.  Lisboa: INIC Imprensa Nacional Casa da Moeda

- Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419) Cap. Visual Impairments.

- Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. Cap. Visual Impairments.