As necessidades específicas das crianças com capacidade auditiva nula ou muito reduzida

6 Março 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 4 (3ºf 6 de março 2018)

O desenvolvimento atípico das crianças com capacidade auditiva nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce com enfoque no desenvolvimento motor. Caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Características cognitivas e afetiva. O sistema Auditivo e a localização das perdas neuro sensoriais. Causas etiologia e prognostico. A capacidade de ouvir e a sua avaliação (frequência: hertzes e intensidade: decibéis). A intensidade da fala. As pessoas cegas surdas.

Implicações para a Atividade Física; Estratégias de orientação usando diferentes tipos de informação sensorial - Visão, Audição, Olfato, Tato, Cinestesia / Proprioceção, Gosto.

 

Bibliografia

Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419) Pag. 670-684

Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP. Hard of Hearing, Deaf or deafblind

•        https://www.youtube.com/watch?v=GEqryHTTyeY

•        Blind and Visually Impaired Texans Can Still Play Tennis

•        https://www.youtube.com/watch?v=51lSXBZCBeA&feature=em-subs_digest

•        Disability Awareness: Sensory Disability ( surdo futebol comunicação)

•        https://www.youtube.com/watch?v=LU0dQXJ-YQM

•        just ask (ginasta  surda)