Dificuldades de desenvolvimento e deficiência intelectual
8 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva
Sumário 5 (5ºf 8 de março 2018)
O desenvolvimento atípico das crianças com atrasos de desenvolvimento e / ou com deficiência Intelectual com enfoque no desenvolvimento motor. Caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Características cognitivas e afetivas. Atrasos de desenvolvimento e deficiência intelectual: conceitos e classificação.
Bibliografia
Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419)
Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP: 8 Intellectual Disabilities.
Bibliografia de Extensão
Horvart, M. (1990). Physical Education and Sport for Exceptional Students. Brown publishers (EER 418)
Kirk E. Gallagher, James Gallagher (1996). Educação da Criança Excepcional (3ª Edição)
Morato, P. & Santos, S. (2007). Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais – a mudança de paradigma na concepção da deficiência mental. Revista de Educação Especial. IV Série. Vol. 14. pp. 51-55.
• https://www.youtube.com/watch?v=sbLSUVqMEk8&feature=em-subs_digest-vrecs
• https://www.youtube.com/watch?v=xEdumMx6AM4
• https://www.youtube.com/watch?v=KqKu54fUWdQ