Programa

Análise do Processo Ensino-Aprendizagem

Licenciatura Bolonha em Dança

Programa

Os conteúdos da disciplina organizam-se em três módulos:Módulo 1: Conceitos fundamentais associados às situações de educação.Mapa conceptual dos conceitos determinantes na compreensão e gestão das situações de educação. Conceito de Educação. Funções dos objetivos na atividade educativa. Características da atividade educativa. Módulo 2: Caraterização das funções do educador e das situações de educação.As funções e competências do educador. As dimensões de estudo da atividade educativa. Os níveis de análise das situações de educação: micro, meso, e macro sistémico. Modelo heurístico de análise do processo ensino-aprendizagem. O impacto das dimensões sociais e culturais na dinâmica das situações de educação.A atividade educativa como uma realidade complexa e diferentes paradigmas de análise.Análise sistémica das situações de educação. Módulo 3: A Atividade Educativa e o Projeto Pedagógico. A noção de Projeto Pedagógico. A prática pedagógica como expressão do Projeto Pedagógico. As questões que o Projeto Pedagógico suscita: a questão filosófica; a questão teórica; a questão pedagógica; e a questão didática.  Questão filosófica: O que é o aluno? Existencialismo, essencialismo e sintetismo, como possibilidades de resposta a esta questão e respetivas implicações na organização do processo ensino-aprendizagem.Questão teórica: Como se processa a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno? Behaviorismo, cognitivismo e teoria da área do desenvolvimento potencial, como possibilidades de resposta a esta questão e respetivas implicações na organização do processo ensino-aprendizagem.Questão pedagógica: Que aluno formar através da ação educativa? Tese da Harmonia, teses do desequilíbrio (pedocentrismo e magistercentrismo) e tese da ultrapassagem, como possibilidades de resposta a esta questão e respetivas implicações na organização do processo ensino-aprendizagem.Questão didática: Como organizar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento do aluno?  Fases de investigação sobre o ensino; o paradigma processo-produto; variáveis gerais de eficácia pedagógica; tempo potencial de aprendizagem; dimensões do tempo no ensino; feedback pedagógico.