Programa

Análise do Processo Ensino-Aprendizagem

Licenciatura Bolonha em Dança

Programa

1) As dimensões de estudo da actividade educativa: a dimensão aprendizagem; a dimensão pessoal e relacional; a dimensão institucional; a dimensão social e cultural. 2) Análise sistémica das situações de educação. 3) Os níveis de análise das situações de educação: micro, meso, e macro sistémico. 4) As problemáticas próprias do nível micro sistémico das situações de educação: as actividades; os intervenientes; as relações interpessoais; e os ambientes/contextos. 5) A noção de Projecto Pedagógico. As questões que o Projecto Pedagógico suscita: a questão filosófica; a questão pedagógica; a questão teórica; e a questão didáctica. A prática pedagógica como expressão do projecto pedagógico. 6) A investigação sobre o ensino: as variáveis de eficácia pedagógica 7) As variáveis mediadoras cognitivas, socioafectivas e motoras que influenciam a participação do aluno nas situações de educação.