Programa
Análise do Processo de Ensino-Aprendizagem
Licenciatura Bolonha em Dança
Programa
Módulo 1:Conceitos fundamentais associados às situações de formação. Mapa conceptual dos conceitos associados às situações de formação. Módulo 2:Caracterização das situações de formação no ensino e treino de atividades físicas. A atividade educativa,uma realidade complexa. Análise sistémica das situações de formação. Módulo 3:Macro e meso-análise das situações de formação. Contextos macro e meso-sociais das situações de formação. Da intencionalidade educativa à “sociedade pedagógica”.Aspetos sócio-históricos da formação em Portugal. Heterogeneidade dos atores nos processos da formação naatividade física. Comunidades educativas e perspetiva organizacional. Módulo 4:Análise micro-sistémica das situações de formação. Nível micro-sistémico das situações de formação: as atividades; os intervenientes; as relações interpessoais; e osambientes/contextos. A Atividade Educativa e o Projeto Pedagógico. As questões do Projeto Pedagógico: Questões filosófica; pedagógica;teórica e didática
Análise do Processo Ensino-Aprendizagem
Curso Livre em Disciplinas Isoladas
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto
Programa
Módulo 1: Conceitos fundamentais associados às situações de formação. Mapa conceptual dos conceitos associados às situações de formação.? Módulo 2: Caracterização das situações de formação no ensino e treino de atividades físicas. ?A atividade educativa, uma realidade complexa.?Análise sistémica das situações de formação. Módulo 3: Macro e meso-análise das situações de formação. Contextos macro e meso-sociais das situações de formação. Da intencionalidade educativa à “sociedade pedagógica”. Aspetos sócio-históricos da formação em Portugal. Heterogeneidade dos atores nos processos da formação na atividade física. Comunidades educativas e perspetiva organizacional. Módulo 4: Análise micro-sistémica das situações de formação. Nível micro-sistémico das situações de formação: as atividades; os intervenientes; as relações interpessoais; e os ambientes/contextos. A Atividade Educativa e o Projeto Pedagógico. As questões do Projeto Pedagógico: filosófica; pedagógica; teórica; e didática.