Sumários
Variabilidade das condições de prática e interferência contextual
12 Outubro 2016, 09:30 • Pedro Jose Madaleno Passos
Exercício com diferentes condições de prática: prática constante; prática variada por blocos; prática variada por séries; prática variada ao acaso.
Calculo do erro constante e do erro absoluto.
Construção e análise dos gráficos para a fase de aquisição, retenção e transfer.
Fontes de variação das condições de prática: espaciais, temporais, instrumentais e humanas.
Hipótese preditiva da teoria do esquema de Schmidt.
Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.
Variabilidade das condições de prática e interferência contextual
10 Outubro 2016, 10:30 • Pedro Jose Madaleno Passos
Exercício com diferentes condições de prática: prática constante; prática variada por blocos; prática variada por séries; prática variada ao acaso.
Calculo do erro constante e do erro absoluto.
Construção e análise dos gráficos para a fase de aquisição, retenção e transfer.
Fontes de variação das condições de prática: espaciais, temporais, instrumentais e humanas.
Hipótese preditiva da teoria do esquema de Schmidt.
Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.
Fatores que potenciam a aprendizagem motora
3 Outubro 2016, 10:30 • Pedro Jose Madaleno Passos
Fatores de aprendizagem: Instrução e demonstração.
Exercício prático para se medir a influência isolada e complementar destes dois fatores de aprendizagem no desempenho motor. Análise gráfica do desempenho dos três grupos.
Definição de conceitos.
Fatores potenciadores da instrução; variáveis da demonstração.
Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.
Aprendizagem & Performance - Quantificação e análise
28 Setembro 2016, 15:30 • Pedro Jose Madaleno Passos
Diferença conceptual entre aprendizagem e performance.
Tipos de curvas de aprendizagem e implicações para a prática.
Plataformas de desempenho, com análise de possíveis causas e possíveis soluções.
Análise de dados por série e por blocos. Medidas de erro: Erro Absoluto (AE); Erro Constante (CE); Desvio-padrão (Dvp).
Cálculo do AE e do CE (valores de Média) para os dados recolhidos na aula 01 no Dispositivo de Posicionamento Linear. Construção de análise dos gráficos.
Bibliografia:
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.
Aprendizagem & Performance - Quantificação e análise
28 Setembro 2016, 13:00 • Pedro Jose Madaleno Passos
Diferença conceptual entre aprendizagem e performance.
Tipos de curvas de aprendizagem e implicações para a prática.
Plataformas de desempenho, com análise de possíveis causas e possíveis soluções.
Análise de dados por série e por blocos. Medidas de erro: Erro Absoluto (AE); Erro Constante (CE); Desvio-padrão (Dvp).
Cálculo do AE e do CE (valores de Média) para os dados recolhidos na aula 01 no Dispositivo de Posicionamento Linear. Construção de análise dos gráficos.
Bibliografia:
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.