Sumários

Variabilidade das condições de prática e interferência contextual

12 Outubro 2016, 09:30 Pedro Jose Madaleno Passos

Exercício com diferentes condições de prática: prática constante; prática variada por blocos; prática variada por séries; prática variada ao acaso.

Calculo do erro constante e do erro absoluto.

Construção e análise dos gráficos para a fase de aquisição, retenção e transfer. 

Fontes de variação das condições de prática: espaciais, temporais, instrumentais e humanas.

Hipótese preditiva da teoria do esquema de Schmidt.


Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.


Variabilidade das condições de prática e interferência contextual

10 Outubro 2016, 10:30 Pedro Jose Madaleno Passos

Exercício com diferentes condições de prática: prática constante; prática variada por blocos; prática variada por séries; prática variada ao acaso.

Calculo do erro constante e do erro absoluto.

Construção e análise dos gráficos para a fase de aquisição, retenção e transfer. 

Fontes de variação das condições de prática: espaciais, temporais, instrumentais e humanas.

Hipótese preditiva da teoria do esquema de Schmidt.


Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.


Fatores que potenciam a aprendizagem motora

3 Outubro 2016, 10:30 Pedro Jose Madaleno Passos

Fatores de aprendizagem: Instrução e demonstração.

Exercício prático para se medir a influência isolada e complementar destes dois fatores de aprendizagem no desempenho motor. Análise gráfica do desempenho dos três grupos.

Definição de conceitos.

Fatores potenciadores da instrução; variáveis da demonstração.


Bibliografia: Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.


Aprendizagem & Performance - Quantificação e análise

28 Setembro 2016, 15:30 Pedro Jose Madaleno Passos

Diferença conceptual entre aprendizagem e performance.

Tipos de curvas de aprendizagem e implicações para a prática.

Plataformas de desempenho, com análise de possíveis causas e possíveis soluções.

Análise de dados por série e por blocos. Medidas de erro: Erro Absoluto (AE); Erro Constante (CE); Desvio-padrão (Dvp).

Cálculo do AE e do CE (valores de Média) para os dados recolhidos na aula 01 no Dispositivo de Posicionamento Linear. Construção de análise dos gráficos.



Bibliografia:

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.


Aprendizagem & Performance - Quantificação e análise

28 Setembro 2016, 13:00 Pedro Jose Madaleno Passos

Diferença conceptual entre aprendizagem e performance.

Tipos de curvas de aprendizagem e implicações para a prática.

Plataformas de desempenho, com análise de possíveis causas e possíveis soluções.

Análise de dados por série e por blocos. Medidas de erro: Erro Absoluto (AE); Erro Constante (CE); Desvio-padrão (Dvp).

Cálculo do AE e do CE (valores de Média) para os dados recolhidos na aula 01 no Dispositivo de Posicionamento Linear. Construção de análise dos gráficos.



Bibliografia:

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem. Trabalhos práticos. (2ª Ed). Edições FMH.