Características do Movimento Dançado

14 Dezembro 2021, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.

- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.