Iniciação à Dança

2 Novembro 2021, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas/técnicas de dança, pela expressão (expression corporelle) e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.

- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: Descritores das oito categorias de comportamento motor individual: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos e quedas.

- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componentes da ação motora.

- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.

- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.

- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.

- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.