Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo

22 Setembro 2017, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem.

2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo.

3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo.

4. O contexto de aprendizagem  sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible.

5. Componentes do jogo:  colocação ofensiva;  marcação; desmarcação; remate.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.