Aula 6 - Aprendizagem da Rumba Quadrada em Line Dance e a pares

20 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura

ES2

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas na aula anterior (Patuscada em Roda e Senhor Vinho). Trabalho autónomo dos estudantes);

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias sociais, Line Dance Disco e Line Dance Country, versão original e versão reconstruída pelos estudantes;

- Aprendizagem da Rumba Quadrada em situação de line dance – Line Dance Rumba e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta, volta dos 6 /volta circular, básico com mudança de direção. Início às pegas fechadas, às pegas abertas com contacto e à colocação da cabeça. Ritmo quaternário numa dinâmica, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8). Características gerais: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair.

- Aprendizagem da Rumba quadrada a pares. Incluem os passos, pegas e posturas trabalhadas na Line Dance Rumba mas sem uma coreografia pré-definida. O par/cavalheiro decide a sequência.


Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD IV – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.