Aula 27 (MM) - DASC com populações marginalizadas

6 Maio 2022, 13:00 margarida moura

DASC E MARGINALIZAÇÃO: O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; carácter sistémico da intervenção DASC.


- Características essenciais da intervenção: flexibilidade de programas; contínua adaptação à realidade concreta; carácter sistémico da intervenção DASC (na saúde, no ócio, na educação, na reeducação, na cultura, ...); existência de planificação – execução – avaliação – controlo; experiências de aceitação das e nas diferenças; conflitos enquanto elementos de crescimento; responsabilização de cada um e do outro (decisão, gestão e direção dos recursos próprios), PERSONALIZAÇÃO. 

- Com quem? Idosos, toxicómanos, pessoas com deficiência, minorias étnicas, prostituição, menores em risco, presidiários., etc.

- Como? Prevenir e promover e não assistência dispersa e resposta à carência; reabilitar e potenciar o desenvolvimento promocional dos sujeitos; valorizar as potencialidades endógenas de cada um e das próprias comunidades (âmbito local); intervir com apoio complementar dos vários sectores, equipas multifacetadas (terapeuta, professores, médico,...); Promover a dinamização e participação da comunidade (solidariedade, coesão social,...); criar a necessidade de participação, o associativismo; responsabilizar os coletivos pela resolução das necessidades; favorecer a criação cultural e a relação trabalho – cultura e vice-versa

- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao público alvo POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. Tarefa de grupo (2 no máximo).

Bibliografia
García, María (2004). Animação sociocultural , conflito social e marginalização. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 265-277.
Patrícia Portela Pereira (2010). A arte da reabilitação através da dança na assistência de pacientes com doenças neurológicas. Tese de mestrado. S. Paulo. http://www.latoneuro.com.br/common/pdf/tcc/tcc2009/patricia_portela.pdf