Aula de Dinâmica de grupos - A expressão das emoções e a comunicação não-verbal nos pequenos grupos
8 Abril 2022, 14:00 • margarida moura
Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos. As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica).
Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação. Importância do feedback e suas conexões aos aspectos não verbais da comunicação; tipos de feedback.
O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de grupos. Definição de feedback. Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985). Noção de feedback postivo e de feedback correctivo (ou negativo).
A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo
Exercício prático Expressão das emoções e tomada de consciência dos respectivos processos sensoriais e padrões de movimento.
Dimensões psicofísicas da experiência emocional (experenciar a vivência interna de distintos estados emocionais). Efeitos da expressão de estados emocionais nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte). Documentário para visionar: As emoções nos animais. Link para o documentário: https://drive.google.com/file/d/1CKuafCZ5DAUpvYnnJZHgEQvgQHzPB7Z1/view?usp=sharing
Bibliografia
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho Fritzen, S.J. (2009) Exercícios Prarticos e Dinâmica de Grupo. Petrópolis, Ed. Vozes Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. ESF Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian