Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos.

20 Abril 2022, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Expressão das emoções, feedback,  e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos

 Expressão das emoções e comunicação não-verbal. Funções da expressão das emoções. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.

O efeito de loafing (inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal

 

Exercício prático. Explo: escolher um estado emocional experimentado recentemente (ou ou a pessoa, ou o dinamizador escolhe uma emoção), que cada um interiorizará tentando manifestá-la ao restante grupo (observador). Depois, o grupo tenta identificar a emoção, dando feedback o mais preciso possível sobre o desempenho do colega “actor”. Proceder assim com todos os elementos do grupo. à vez. Chamar a atenção sobre as ressonâncias motoras e sensoriais da emoção.

Possível desenvolvimento: posteriormente, identificar esses padrões de expressão emocional “eficazes”, poderá servir de base auma pequena composição coreográfica ou dramatizada, por exemplo.

Reflectir sobre a relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham, e sobre o modo de emitir/receber feedback.

Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da  adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos, suas fases e contextos específicos.

Ou

Procurar exercícios alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que respondam a estes fins e incluí-los nos relatórios individuais.  Poderão desenvolvê-los e, sobretudo, justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os tópicos da aula (expressão das emoções, feedback, inércia social)

 

Processos criativos em dinâmica de grupos

O papelo do pensamento lateral (ou divergente) no desempenho e criatividade em dinâmica de grupos. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.

 

Exercício prático. Construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista  de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo.

Reflectir sobre as potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento; sobre a especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da  divergência”, por exposição a  estímulos  aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (explo: contrariar a inércia social (loafing) ou “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento e participação individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio.

Ou

Procurar exercícios alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que respondam a estes fins e incluí-los nos relatórios individuais.  Poderão desenvolvê-los e, sobretudo, justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os topicos da aula (inércia social, criatividade)