Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos.
20 Abril 2022, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia
social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou
divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
Expressão das emoções e comunicação não-verbal. Funções da expressão das emoções. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.
O efeito de loafing
(inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal
Exercício prático. Explo: escolher um estado emocional experimentado recentemente (ou ou a pessoa, ou o dinamizador escolhe uma emoção), que cada um interiorizará tentando manifestá-la ao restante grupo (observador). Depois, o grupo tenta identificar a emoção, dando feedback o mais preciso possível sobre o desempenho do colega “actor”. Proceder assim com todos os elementos do grupo. à vez. Chamar a atenção sobre as ressonâncias motoras e sensoriais da emoção.
Possível
desenvolvimento:
posteriormente, identificar esses padrões de expressão emocional “eficazes”,
poderá servir de base auma pequena composição coreográfica ou dramatizada, por
exemplo.
Reflectir
sobre a relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham, e sobre
o modo de emitir/receber feedback.
Potencialidades
de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros
propósitos: possibilidades da
adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos, suas fases e
contextos específicos.
Ou
Procurar
exercícios alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que
respondam a estes fins e incluí-los nos relatórios individuais. Poderão desenvolvê-los e, sobretudo,
justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os tópicos da aula
(expressão das emoções, feedback, inércia
social)
Processos
criativos em dinâmica de grupos
O papelo do pensamento lateral (ou divergente) no desempenho e
criatividade em dinâmica de grupos. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por
exposição; por geração formal.
Exercício
prático.
Construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e
proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados
pelo mesmo estímulo.
Reflectir sobre as potencialidades
e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento; sobre a especificidade
do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados.
A relevância do exercício da “expressão da
divergência”, por exposição a
estímulos aleatórios, na dinâmica
de grupos e na geração de ideias novas (explo: contrariar a inércia social (loafing) ou “pensamento de grupo”);
incremento do envolvimento e participação individual; aspectos positivos
associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas
convencionais de raciocínio.
Ou