AULA 1 (T) - DASC - Apresentação da unidade curricular
23 Fevereiro 2022, 10:00 • margarida moura
A) Apresentação do programa. Reflexão sobre a avaliação formativa (tarefas – fichas diversas, assiduidade,...) e a avaliação sumativa - Projeto DASC final (inclui a concepção teórica do projeto, de 1 plano de sessão DASC e de um modelo de relatório de sessão). Itens do processo avaliativo:
E (20%) - Evolução (assiduidade, pontualidade, empenhamento, atitude ativa e participativa nas aulas)
FF (20%) - Elaboração de fichas / atividades formativas sobre conteúdos abordados
R (10%) - Relatório sobre “Dinâmica de grupos”
PB (10%) - Pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento de determinada temática.
P (40%) - Realização de um projeto de Dança - Animação como avaliação sumativa da disciplina.
Nota final = 0.20E+0.20FF+0.10R+0.10PB+0.4P
C) Reflexão sobre as aulas OT – apoio aos projetos e às tarefas solicitadas. Organização dos estudantes pelas aulas OT.
Bibliografia:
Ander-Egg, E.(1999). O léxico do animador, Amarante. Edições ANASC.
Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.
Trilla,J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.