Aula 21 - DASC na 3ª e 4ªs idades

4 Abril 2017, 13:00 margarida moura

- DASC E EDUCAÇÃO PARA ADULTOS (25-59 anos):

- O quê? Onde? Como?

O quê? Objetivos e atividades, criativos, de difusão cultural, específico das tradições locais, literários e de relação com a natureza.

Onde? Universidades populares, Casas de cultura, Centros cívicos , Espaços municipais – o mais adequado.

Como? intervir no quotidiano, no tempo de ócio, nas situações de contracultura; evitar exclusões dos participantes, conhecendo a diversidade de comportamentos, promovendo a participação cultural; promover ofertas específicas a públicos não motivados; apoiar a promoção de grupos culturais emergentes; investir nas infraestruturas e na formação cultural.

- DASC NA 3ª (60-80 anos)  e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?

- O quê? Atividades diversificadas de caráter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).

- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade, Centros de dia.

- Como? Modelos de  PARTICIPAÇÃO (integração na perspectiva do geronte - formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo - em ambiente inter-relacional, concreto e específico) e modelos de  ACTUALIZAÇÃO.

- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, inter-relacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais.

Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.


Referências bibliográficas:

Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR.

Jacob, L. (2007). Animação de idosos. Cadernos Socialgest, nº 4.  Retirado de, br.monografias.com/trabalhos-pdf/animacao-idosos/animacao-idosos.pdf

Leal,     I. e Hass, A. (2006).   O  significado  da  dança   na  terceira  idade. Revista  brasileira  de   ciências   do Envelhecimento Humano. Brasil. retirado de,http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56

Osório, Augustín Requejo (2004a). Animação sociocultural e educação de adultos. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 235-250.

Osorio, Agustín (2004b). Animação sociocultural na 3ª idade.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263.