Aula 4 - Guião de concepção de um projeto DASC
7 Fevereiro 2017, 14:00 • margarida moura
- Reflexão
sobre as aulas de Orientação Tutorial (OT), preferencialmente de apoio aos projetos DASC e às tarefas formativas solicitadas ao longo do semestre. Organização
dos estudantes pelas aulas OT.
- Principais itens a ter em consideração na
consecução de um projeto DASC. Guião.
- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção
- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam
- PARA QUÊ - finalidades, objetivos e metas
- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos
- QUANTO – metas a alcançar
- PARA QUEM - destinatários (diretos e indiretos)
- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico
- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento
- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros
- QUANDO - calendarização (situação no tempo)
- O QUE ALCANÇAR - resultados esperados, avaliação
Referências bibliográficas:
Ander-Egg, E.(1999). O léxico do animador, Amarante. Edições ANASC.
Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.
Trilla,J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.