Aula 4 - Guião de concepção de um projeto DASC

7 Fevereiro 2017, 14:00 margarida moura

- Reflexão sobre as aulas de Orientação Tutorial (OT), preferencialmente de apoio aos projetos DASC e às tarefas formativas solicitadas ao longo do semestre. Organização dos estudantes pelas aulas OT.

- Principais itens a ter em consideração na consecução de um projeto DASC. Guião.

- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção

- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam

- PARA QUÊ -  finalidades, objetivos e metas

- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos

- QUANTO – metas a alcançar

- PARA QUEM - destinatários (diretos e indiretos)

- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico

- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento

- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros

- QUANDO - calendarização (situação no tempo)

- O QUE ALCANÇAR -  resultados esperados, avaliação

Referências bibliográficas:

Ander-Egg, E.(1999). O léxico do animador, Amarante. Edições ANASC.

Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.

Trilla,J. (2004).  Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In  Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.