Aula 5 - Animaçaõ Sociocultural (ASC) e contexto internacional

13 Fevereiro 2017, 14:00 margarida moura

- CORRENTES / POSIÇÕES DA ASC NO CONTEXTO INTERNACIONAL: sociocêntrica, psicocêntrica, antropocêntrica, eclética.

- DIMENSÕES ANÁLISE ASC NA EUROPA: terminológica, funcional, populacional, infra-estrutural, formativa e de dedicação.

- VARIÁVEIS INFLUENTES NOS PERFIS PROFISSIONAIS DOS ANIMADORES: destinatários, idade, sexo, problemáticas setoriais, nível educativo, situação laboral.

- NÍVEIS DE INTERVENÇÃO EUROPEIA DA ASC: cultural, social, educativa.

- ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: abertos e fechados/institui

- ESPAÇOS ASC: cultura; ação social;  educação, e. descentralizados; territorialidade e urbanismo; economia e comércio; investigação, formação, informação e publicidade; coordenação inter-setorial.

.Tarefa formativa: ficha de leitura (com o artigo anexado) sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 1 página com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo. Tarefa individual ou em grupos de 2.

Critérios de avaliação: a) qualidade do artigo escolhido, b) especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação), c) identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave), d) rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a inf. prioritária), e) pertinência e justificação da reflexão critica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC.

Referências Bibliográficas:

Larrazábal, M. (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-134.

Ventosa, Victor. (2002). Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa,. Madrid. Editorial CCS.