Aula 23 - DASC e Marginalização

18 Abril 2017, 13:00 margarida moura

- DASC E MARGINALIZAÇÃO: O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; caráter sistémico da intervenção DASC.

- Características essenciais da intervenção: flexibilidade de programas; contínua adaptação à realidade concreta; caráter sistémico da intervenção DASC (na saúde, no ócio, na educação, na reeducação, na cultura, ...); existência de planificação – execução – avaliação – controlo; experiências de aceitação das e nas diferenças; conflitos enquanto elementos de crescimento; responsabilização  de cada um e do outro (decisão, gestão e direção dos recursos próprios), PERSONALIZAÇÃO.

. Com quem? Idosos, toxicómanos, pessoas com deficiência, minorias étnicas, prostituição, menores em risco, presidiários.

. Como? Prevenir e promover e não assistência dispersa e resposta à carência; reabilitar e potenciar o desenvolvimento promocional dos sujeitos; valorizar as potencialidades endógenas de cada um e das próprias comunidades (âmbito local); intervir com apoio complementar dos vários setores, equipas multifacetadas (terapeuta, professores, médico,...); Promover a dinamização e participação da comunidade (solidariedade, coesão social,...); criar a necessidade de participação, o associativismo; responsabilizar os coletivos pela resolução das necessidades; favorecer  a criação cultural e a relação trabalho – cultura e vice-versa

Cada estudante foi responsável pela apresentação, dinamização de um conteúdo programático pré-definido pelo docente.

- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao projeto TIORE (tradições infantis orais e rítmico-expressivas). Grupos de 2 ou individualmente.

Referências Bibliográficas:

- Fleury, Márcia (2007). Dança de rua: jovens entre projetos de lazer e trabalho. Ultima Década, nº27, CIDPA valparaíso, diciembre, pp 27-48. Retirado de, http://www.scielo.cl/pdf/udecada/v15n27/art03.pdf

- Freire, Paulo (2011). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
- García, María (2004). Animação sociocultural , conflito social e marginalização.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 265-277.
- Pereira, Patrícia (2010). A arte da reabilitação através da dança na assistência de pacientes com doenças neurológicas. Tese de mestrado. S. Paulo. Retirado de, http://www.latoneuro.com.br/common/pdf/tcc/tcc2009/patricia_portela.pdf