Consciência corporal: continuação da aula anterior
15 Novembro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Continuação da apresentação das tarefas solicitadas na aula prática. Reflexão, discussão, partilha de ideias sobre as propostas e possíveis desenvolvimentos.
Vivenciaram a seguinte tarefa:
Caminhando em (...): permite trabalhar a percepção do corpo e auto-expressão criativa através da imaginação e da metáfora.
Exercício: Os alunos usam livremente o espaço, a docente pede para que estes caminham, sendo que o principal foco são os apoio (pés), sentir cada apoio. Em seguida pede que usem as diferentes partes do pé como apoio (parte interna e externa, calcanhar, almofada do pé, dedos, peito do pé), explorar o apoio, ter percepção do peso corporal sobre esse ponto e captar a sensação. Depois andavam de forma livre, recorrendo a diferentes velocidades e aos vários apoios trabalhados anteriormente.
Apelando à imaginação dos estudantes, a docente sugere que eles imaginem as seguintes superfícies: pisar a lua, pisar um chão muito fino de vidro, andar sobre mel, pisar brasas e pisar um riacho, tinham de ter em atenção a sensação dos apoios em relação aos diferentes estímulos.
De seguida, de forma a ampliar a percepção corporal, é solicitado que os estudantes modifiquem a forma do corpo, sejam capazes de modelar o corpo de acordo com a sensação de pisar as diferentes superfícies (exercício anterior). Reflexão sobre a vivência e experiência.