Estímulos tácteis/ imaginação

18 Outubro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes fizeram as questões relativamente ao espaço ou alguma particularidade do seu dia-a dia. Tarefa solicitada na aula anterior.
Sentados no chão, formaram um círculo e de olhos fechados passamos 3 objetos. 


Os alunos através do toque/ palpação (com as mãos) focavam-se na textura, temperatura, forma e cor do objecto após experiência registam por escrito estes aspectos. Enquanto os colegas vão fazendo, ainda de olhos fechados, visualizam o objeto e a sensação dos aspetos destacados. 


Em seguida, a turma foi dividida em 2 grupos formando 2 semicírculos, (1 observa, o outro vivencia ). A docente passa 1 objeto (diferente entre grupos), e  através do toque/ palpação (com os pés) os estudantes têm de se focar nas sensações do toque/linhas, assim que passam o objeto ao colega, levantam-se e movem-se de acordo com as sensações. O colega que observa reage ao movimento do outro. Troca.


Individualmente vão imaginar /construir um objeto que não existe devem  ter como base os elementos: TAMANHO, PESO, ALTURA...(textura, temperatura, forma e cor do objecto, sensações do toque/linhas)

Foram realizados exercícios de exploração e incorporação do objeto:

Se tivessem que o transportar com as mãos? como seria?

Escolham outra parte do corpo para transportá-lo. 

Se o vosso corpo fosse esse objeto, como seria, como de deslocavam como estariam parados?

Vocês vão ter de passar vosso objeto a um colega e devolve. Passa a outro (etc...)


Balanço final das experiências vivenciadas em aula. Esclarecimento de dúvidas.