Percepção do espaço e do outro

11 Outubro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas


Foram abordadas e vivenciadas situações com o objetivo de promover o conhecimento e percepção espacial do espaço físico envolvente, os Esteiros e em relação aos outros (colegas).


A docente colocou várias questões sobre os estúdios, corredores, salas, balneários, cozinha, sendo que os estudantes de olhos fechados tinhas de responder. Em seguida, ainda deitados no chão a decente questionou-os sobre os colegas (aspeto físico, características particulares, posição em relação a eles, cores, acessórios...)


Em seguida, foi-lhes solicitada a exploração do elemento espaço: amplitude e distância. 


O espaço foi dividido em 4 “estações” , a cada uma era atribuída uma característica: perto; longe; grande; pequeno.

Os estudantes foram divididos pelas 4 estações tendo de se mover de acordo com a característica específica. Todos passam pelas mesmas estações, trocam em diagonal, trocam e diagonal acumulando as características, trocam e passam pelas estações de forma livre. 


Em seguida, foi-lhes solicitada a
exploração do elemento espaço: percursos “pathway”
Individualmente, cada estudante escolhe no espaço envolvente (estúdio A) 2 pontos, o ponto A (partida) e o ponto B (chegada). Devem seguir as seguintes diretrizes:

- Executar o percurso em Linha (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);

- Executar o percurso em Curvilíneo (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);


- Executar o percurso em Zig Zag (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);


- Executar o percurso em Irregular (ponto A ou B); mix de percursos e particularidades de movimentos trabalhados anteriormente (No ar - níveis médio e superior; Próximo do chão- nível inferior/baixo; grande, pequeno, longe, próximo;


Em grupos, os estudantes com base nos exercícios anteriores criam uma pequena sequência tendo sempre presente os aspetos trabalhados: espaço: distância -percurso. Mostram à turma.


A aula terminou com o jogo das diferenças/ Atenção ao outro

Os alunos colocam-se em duas linhas em frente uns dos outros (pares).

O elemento A- observa o elemento B,

O elemento A fecha os olhos e o elemento B muda qualquer coisa em si,

O elemento A abre os olhos e tenta descobri as diferenças. TROCA


Feedback por parte da docente e partilha de opiniões e vivencias com os estudantes.