Percepção do espaço e do outro
11 Outubro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Foram abordadas e vivenciadas situações com o objetivo de promover o conhecimento e percepção espacial do espaço físico envolvente, os Esteiros e em relação aos outros (colegas). A docente colocou várias questões sobre os estúdios, corredores, salas, balneários, cozinha, sendo que os estudantes de olhos fechados tinhas de responder. Em seguida, ainda deitados no chão a decente questionou-os sobre os colegas (aspeto físico, características particulares, posição em relação a eles, cores, acessórios...) Em seguida, foi-lhes solicitada a exploração do elemento espaço: amplitude e distância. O espaço foi dividido em 4 “estações” , a cada uma era atribuída uma característica: perto; longe; grande; pequeno. Os estudantes foram divididos pelas 4 estações tendo de se mover de acordo com a característica específica. Todos passam pelas mesmas estações, trocam em diagonal, trocam e diagonal acumulando as características, trocam e passam pelas estações de forma livre.
- Executar o percurso em Linha (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);
- Executar o percurso em Curvilíneo (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);
- Executar o percurso em Zig Zag (ponto A ou B); No ar - níveis médio e superior (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior). Faz o inverso (B para o A)- Próximo do chão- nível inferior/baixo (pegando nos elementos trabalhados no exercício anterior);
- Executar o percurso em Irregular (ponto A ou B); mix de percursos e particularidades de movimentos trabalhados anteriormente (No ar - níveis médio e superior; Próximo do chão- nível inferior/baixo; grande, pequeno, longe, próximo;
Em grupos, os estudantes com base nos exercícios anteriores criam uma pequena sequência tendo sempre presente os aspetos trabalhados: espaço: distância -percurso. Mostram à turma.
Os alunos colocam-se em duas linhas em frente uns dos outros (pares).
O elemento A- observa o elemento B,
O elemento A fecha os olhos e o elemento B muda qualquer coisa em si,
O elemento A abre os olhos e tenta descobri as diferenças. TROCA
Feedback por parte da docente e partilha de opiniões e vivencias com os estudantes.