Percepção do peso, tónus muscular e equilíbrio e desequilíbrio

29 Novembro 2021, 12:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Nesta aula foram trabalhados a percepção do peso, o equilíbrio instável e estável, a contração e descontração do tónus muscular, assim como, a exploração do espaço através dos níveis, baixo, médio e alto.


Foram realizadas as seguintes tarefas: 


Tarefa 1

2x2- um está deitado no chão decúbito ventral, e o outro encontra-se sentado ou de joelhos ao lado.

 O estudante que está sentado, exerce pressão com as mãos em algumas parte do corpo do colega, ao sentir a pressão/ toque, este realiza uma força contrária à pressão sentida. Assim que a resistência for vencida, passam para outra parte do corpo.O estudante que está no chão passa à posição de sentado, sem perder a pressão feita pelo colega.

O apoio deve ser mudados constantemente.

Passam à posição bípede e continuam, sem parar o movimento. Troca.


Tarefa 2

2x2 - sentados no chão, de costas voltadas, apoiam as costas (o único contacto), tinham de subir e descer sem apoiar as mãos no chão, usando apenas o contacto e a força exercida pelo par.

Em seguida, ficam em posição bípede e devem-se deslocar pelo espaço (para a frente-atrás e aos lados), sem perder o contacto/ a mesma distância. A mesma experiência foi vivenciada em grupo.


Tarefa 3

2x2- frente a frente, iniciam a tarefa de joelhos fletidos e mãos dadas. 

Os dois elementos do par projetam o peso do corpo para trás, equilibrando-se um ao outro.

Depois de explorarem,"o subir e descer" nesta posição, a docente solicita que tirem 1 mão e que mantenham o equilíbrio corporal dos 2 elementos. troca de mão.

Em seguida, retiram 1 pé do chão, que se vai movendo para a frente, trás e lateralmente. 


Para finalizar, os dois elementos movem-se livremente tendo em atenção os aspetos trabalhados ao longo da aula, percepção do peso corporal, o tónus corporal, a oposição de forças, equilíbrio e desequilíbrio. 

Reflexão sobre as tarefas vivenciadas em aula e discussão de possíveis evoluções didático-pedagógicas.