Percepção do tempo, do ritmo. Exploração de sons e movimento criativo
6 Dezembro 2021, 12:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A docente colocou várias músicas e os estudantes tinham de se mover seguindo a batida da música; mover diferentes partes do corpo acompanhando sempre as diferentes camadas da música (diferentes instrumentos, melodia, acento...); reagir aos acentos da música; mover-se livremente tendo em conta a energia do movimento associado à características/qualidade do som; mover-se livremente seguindo a música, uma experimentação livre da música através do movimento; quando a docente para a música eles de forma espontânea realizam uma "pose", que deve ser diferente em cada pausa.
Em seguida, individualmente, cada estudante na sequência do exercício anterior, recorre à memória residual de movimento e de ritmo, fixando-os em forma se sequência ou aleatoriamente.
Depois, aos pares, um elemento mostra o seu movimento e respetivo ritmo, o elemento do par que observa tem de encontrar um ritmo baseado na percepção do que vê (movimento do colega). partilha no final com o seu par. Troca
Os mesmos pares, tinham de criar uma frase de ritmo e movimento, tendo como base o material criativo desenvolvido nas tarefas anteriores.
Os grupos mostraram à turma as frases com o som (audível). Balanço final, partilha de opiniões sobre as experiências vivenciadas em aula. Referência a possíveis evoluções e possibilidades de desenvolver e trabalhar ritmo e percepção do tempo.