Aula 6 (MM) - DPE-MED - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz

7 Abril 2022, 11:00 margarida moura

- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva, “Aquecendo a voz” e “Notícias expiradas” (exercícios de respiração). 

- O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de textos, frases e sequência de movimento. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem. 


- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc.. Apresentação da personagem à turma.


- Jogos de criação e interpretação – revisão e aperfeiçoamento vivencial da sequência de voz e movimento, “Palavras que Dançam”. Trabalho em pequenos grupos com experimentação da sequência com recurso à personagem criada.

Bibliografia

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.