Aula 5 (1ºano) DPE-MED - Inicio da construção da personagem
31 Março 2022, 11:00 • margarida moura
A mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - sem contacto e com evidente utilização do factor "C" (concentração): "sorrisos e caretas".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "objeto transfigurado" e "objetos criativos".
JOGOS DE RESPIRAÇÃO, VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "aquecendo as cordas vocais", "texto sonoro - VELHINHA" de acordo com diferentes registos.
JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO (com o objetivo de relacionar o movimento e sua interpretação com a expressão e comunicação - movimento expressivo): “palavras que dançam”. Criação da personagem. Inicio da "construção da personagem".
Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e-mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, família, gostos, traumas, relações sociais, familiares, sonhos, medos, ambições, segredos, modo de falar, de andar ... etc.)
Bibliografia
Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.