Sumários

Educação Especial, um Paradoxo da Educação 30 anos de Investigação em Educação Especial em Portugal.

14 Fevereiro 2022, 16:00 Cristina Espadinha

Educação Especial e a Causa da Inclusão.
Fundamentos da Filosofia duma Educação Especial a partir da análise retrospetiva dos
contributos científicos da medicina, da educação e da psicologia no período entre
1800 e 2000. Do Modelo Biomédico ao Modelo Psicopedagógico. (de Itard, 1805 a
Gardner, 2005).
A Educação Especial em Portugal. As 1ªs experiências psicopedagógicas na Casa Pia
de Lisboa. Os pioneiros António Aurélio da Costa Ferreira e Paylart Ferreira 1917. A
conceptualização de um Ensino Especial. A Républica e o designíos para a educação
nacional. Projeto de lei de João Camoesas (1923).
Formação de Professores Especializados (1940). Magistério do "Anormais" e as
classes especiais. As 1ªs Experiências de integração escolar no Centro Hellen Keller
(1963). O movimento da Sociedade civil. Cooperativas de Educação e Reabilitação
(1975).
O paradigma da Inclusão (lei 3/2008). A causa da Inclusão.
Escola Inclusiva (lei 54/2018).
A Investigação na Educação Especial em Portugal (Relatório Nacional 1985-2015).
Análise da investigação realizada ao nível de Mestrado e Doutoramento em Educação
Especial nas instituições do Ensino Superior público e privado, universitário e
Politécnico.
A Ética na investigação em Educação Especial.