Programa

Ensino e Treino do Desporto Escolar

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Programa

» MÓDULO 1 – Organização do Sistema do Desporto Escolar - Identificar a estrutura e dinâmica organizacional do desporto escolar, nas suas diferentes vivências- Análise e interpretação do Desporto Escolar- Programas desenvolvidos do desporto escolar » MÓDULO 2 – Desporto Escolar e Educação Física - Relação entre Desporto Escolar e Educação Física curricular - Análise das valências e das atividades do Desporto Escolar » MÓDULO 3 – Competências no Desporto Escolar – Conteúdos Técnicos Específicos Existem fatores (instrumentos) que estão ligados diretamente com as destrezas (técnicas) e que articulados entre si, permitem melhorar a realização dessas técnicas. Ao pretendermos melhorar as capacidades de resposta motora de um indivíduo numa atividade, é fundamental perceber os comportamentos, de modo a rentabilizarmos os objetivos quer parciais quer globais. A atitude mental, deve relacionar-se quer com a forma como os conteúdos são ensinados, quer com o grau de desenvolvimento (dificuldade/complexidade) da própria tarefa a aprender. Competências- Competências Técnicas e aspetos Táticos no Desporto Escolar - Competências Físicas no Desporto Escolar- Conceitos aplicativos – processos de ensino e treino no Desporto Escolar A avaliação nos processos de ensino e treino - Organização das atividades desportivasDesportos Individuais (Ginástica) Desportos Coletivos (Voleibol) Desportos de Combate (luta) Desportos de Deslize (Skate; Surf)Desportos de Natureza/Grandes Espaços (escalada; orientação) » MÓDULO 4 – Observação e intervenção nas Técnicas - Técnicas de observação desportiva (Observar como, quando e o quê) Compreender as técnicas em função dos objetivos de execução – Instrumentos de análise e observação das técnicas Explicar as técnicas em função dos desvios ao padrão – Instrumentos de intervenção – correção dos erros » MÓDULO 5 – Planeamento Estratégico – Sistemas de Planeamento Ao falarmos num processo de planeamento – gestão, estamos a dar origem à organização de um sistema (conjunto de elementos ligados entre si e formando um todo). Planear as ações não é mais do que um conjunto de condutas articuladas entre si em função de um objetivo. O planeamento é, portanto, a forma como temporizamos as ações a desenvolver - Identificar os princípios do planeamento – Conceitos e aplicação no desenvolvimento da atividade - A condução do Treino no planeamento – Relação dos conteúdos e etapas de desenvolvimento - A avaliação nos processos desenvolvidos – Observação das técnicas e do treino nos diferentes períodos - Os conceitos no planeamento – Interligação entre as etapas de formação (desenvolvimento do jovem) e a complexidade das tarefas (níveis técnicos)