Sumários

O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B), e, O Treinador como Profissional Reflexivo e o PNFT

29 Novembro 2017, 14:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 9:

Apresentação do tema ‘O Modelo Desenvolvimental de Rink (parte A e parte B)’ (capítulos 4, 5 e 6, ‘Designing Movement Experiences and Tasks’, ‘Task Presentation’ e ‘Content Analysis and Development’, pp. 59-79, pp. 80-98 e pp. 99-125, e, capítulos 13 e 14, ‘Observation and Analysis of Instruction’ e ‘Tools for the analysis of instruction’, pp. 273-285 e pp. 286-319 ) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Tema 10:

Apresentação do tema 'O Treinador como Profissional Reflexivo e o Programa / Modelo Nacional de Formação de Treinadores’ (capítulo 12, Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241, capítulo 13Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255, e, (s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal),  por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Martindale, A. & Collins, D. (2015). Reflective Practice. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 223-241 (Secção 3, Cap. 12)

Nash, C. & English, C. (2015). Learning through communities of practice in sport coaching. In C. Nash (Ed) (2015). Practical Sports Coaching. Abingdon, Oxon: Routledge. pp. 242-255 (Secção 3, Cap. 13)

(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal 


O Modelo de Educação Desportiva

23 Novembro 2017, 13:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 8:

Apresentação do tema 'O Modelo de Educação Desportiva' (parte 2, capítulo 10, ‘The Sport Education Model: learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons’, pp. 253 – 285) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA


Bulling no Desporto, e, O Modelo de Educação Desportiva

22 Novembro 2017, 14:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 7:

Apresentação do tema ‘Bulling no Desporto ‘(Artigo: Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Tema 8:

Apresentação do tema 'O Modelo de Educação Desportiva' (parte 2, capítulo 10, ‘The Sport Education Model: learning to become competence, literate, and enthusiastic sportspersons’, pp. 253 – 285) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)

Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA


Bullying no desporto

16 Novembro 2017, 13:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 7:

Apresentação do tema ‘Bullying no Desporto ‘(Artigo: Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Nery, M.; Neto, C.; Rosado, A. & Smith, P. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. FMH & IPDJ (www.desportosembullying.pt)



Gestão de Conflitos

15 Novembro 2017, 14:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 6:

Apresentação do tema ‘Gestão de Conflitos (Artigo: Pina e Cunha, M.; Rego, A.; Campos e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: ACD Print, S.A. pp. 463 – 523 (Cap. 11: Conflito e negociação: discórdia, competição e cooperação) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Referências:

Pina e Cunha, M.; Rego, A.; Campos e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: ACD Print, S.A. pp. 463 – 523 (Cap. 11: Conflito e negociação: discórdia, competição e cooperação)