Modelos Instrucionais de Ensino e O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos

6 Dezembro 2017, 14:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Tema 11:

Apresentação do tema ‘Modelos Instrucionais de Ensino' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: capítulos: 7, 8, 9, 11 e 12: Direct Instruction (teacher instructional leader), pp. 161 -184, Personalized System for Instruction (students progress as fast as they can, or as slowly as they need), pp. 185 -219, Cooperative Learning (the group has not achieved until all of its members have achieved). pp. 220 – 252, Peer Teaching Model (I teach You, You teach me). pp. 286 - 308, Inquiry Teaching (learner as a problem solver). pp. 309 – 338), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Tema 12:

Apresentação do tema ‘O Ensino da Técnica Desportiva e dos Jogos Tácticos' (Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA: Capítulo 13: The Tactical Games Model (teaching games for understanding). pp. 339 – 370), e, Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130), por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.


Referências:
Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA 
Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, optimizando a instrução. In A. Rosado & I. Mesquita. (Ed.). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH. pp. 69 - 130