Exploração de sons provenientes de objetos
19 Março 2019, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Os estudantes deslocavam-se pela sala e iam mobilizando as articulações, alongavam como de estivessem a espreguiçar ao mesmo tempo que emitiam o som como se estivessem a bocejar. Em seguida escolhiam 3 partes diferentes do corpo, e pensavam num som para cada uma dessas partes, sendo que inicialmente executa o movimento com o respetivo som mas ainda em silêncio, aos poucos vão exteriorizar o som (começa baixinho e vai aumentando o volume).
Foi solicitado que, sem exteriorizar, pensassem em vários sons, do dia-a-dia, explorados no exercício anterior. Depois tinham de escolher 5 sons e transcrevê-los (mnemónica ) com o objetivo de criar uma frase individual de sons. Praticaram diferentes formas de cantarolar/ dizer, enquanto um diz/canta a sua frase os restantes movem-se de acordo com o que ouvem.
A turma foi dividida em 3 grupos, e atribuído a cada grupo um objeto. Os grupos tinham de explorar o potencial sonoro do objeto, de forma a captar e transcrever as várias possibilidades de sons (exploradas no momento da tarefa).
O grupo criava uma frase de sons provenientes a exploração do objeto, assim como, incluíam o próprio objeto/ som. Partilharam com a turma as suas frases.
Feedback sobre as tarefas desenvolvidas na aula. Foco incidiu na exploração de sons, e como é que estes podem ser um ponto de partida para a exploração de movimento.