Introdução aos estímulos sonoros

12 Março 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

A docente coloca várias músicas e os estudantes tinham de se mover de acordo com a música (seguir batidas, melodia, letra....). Sentados, ouvem 9 músicas, identificaram cada música e tinham de escrever a 1ª impressão/sensação/palavra relativamente a cada uma. Em seguida, com base na  1ª impressão/sensação/palavra atribuíram um gesto a cada uma (9 gestos). Mostraram todos em simultâneo.  Foi solicitado que destacassem a música que mais se identificavam  (+) e a que menos se identificavam (-). Espalhados pela sala, sentados, a docente pela mesma ordem coloca novamente as músicas. Só se levantavam quando tocava a música (+) e (-), sendo que na (+) não se mexiam, por sua vez, na (-), moviam-se iniciando com o gesto que escolheu anteriormente, desenvolvendo-o (podendo incluir ou não os restantes gestos).

Em grupos de 3, os estudantes partilhavam com os elementos do grupo os gestos que tinham escolhido (total 27 gestos 9x3). Tinham de escolher 12 gestos e criar uma frase de movimento que tem como ponto de partida estes gestos. Tinham de pensar como é que um movimento se seguia ao outro.

Reflexão sobre a aula. Feedback da docente relativamente à relação das tarefas, das experiências vividas e partilhadas na aula com os objetivos estipulados.