Introdução dos estímulos olfativos
26 Março 2019, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A turma foi dividida em 3 grupos. A docente passava um odor diferente por cada grupo, e individualmente e de olhos fechados os estudantes tinham de sentir e vivenciar esse odor. Tinham de fixar esse odor, e assim que a docente passava pelo grupo todo, estes tinham de responder às seguintes questões: Qual a sensação?; Que memórias te trazem? Que cor tem? Qual a forma do teu odor? (nesta última tinham de desenhar a forma).
Em seguida com base nas sensações e na memória, os estudantes moviam-se livremente. Durante esta tarefa tinham como "obstáculo" a colocação de música e a sua ausência (1ª sem música- 2º com música-3º sem música). Após esta experiência, pensavam e memorizavam o movimento residual e a sensação que ficou depois de se moverem livremente.
Tendo como ponto de partida os movimentos residuais, desenvolvem esta frase dando-lhe forma e cor (recorrer à forma e cor escolhida no 1º exercício).
Juntam-se os elementos de cada grupo e mostram em simultâneo as frases que cada um desenvolveu individualmente. Este exercício permite-nos ver como é que com um mesmos estimulo e mesma tarefa os estudantes escolhem e apresentam produtos muito distintos, conforme os seus diferentes pontos de vista.
Os estudantes tiveram tempo para escrever nos diários de bordo.