Biografia dos objetos- Criação de histórias
10 Março 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
As alunas foram questionadas relativamente ao conteúdo e exercícios dado na aula anterior.
Individualmente cada uma tinha de escreve a biografia/ história dos seus objetos, sendo que esta história podia ser conjunta (objeto que gosta e não gosta) se achassem que os objetos podiam estar diretamente relacionados.
Em seguida tinham de sublinhar um total de 5 palavras representativas dessa (s) história (s). Não pensam no significado mas sim em diferentes formas de dizer as palavras através de sons, sílabas,...). Em seguida exploraram diferentes movimentos baseados nessas palavras e formas de a dizer, no final obtinham 1 movimento para cada palavra. (podiam ou não recorrer a movimentos criados na aula anterior, no entanto estes apenas serviam como ponto de partida sendo que no final do exercício estariam irreconhecíveis.
Literalmente juntam os movimentos numa frase de movimento e fixam.
Aleatoriamente colocaram todos os objetos sobre uma linha imaginária e escreveram a história dos objetos. apesar de estes estarem colocados em linha as estudantes seguiam a ordem que para elas teria mais lógica (todos os objetos fazem parte da história mas com diferentes pesos, ordens.....)
Foram formados grupos de 2 elementos, sendo que cada uma partilhava a sua (s) história (s) e em conjunto encontram pontos comuns/ relação entre as 2 histórias e criam uma síntese da história conjunta, ou mesmo a " moral da história".
Para finalizar os pares criaram uma frase de movimento conjunta usando os movimentos que cada uma tinha criado no início da aula. (alteram, coexistem num só movimentos ...)
Mostraram à turma e no final referiram a frase final (moral da história conjunta).
Breve reflexão sobre o conteúdo, objetivo e pertinência dos exercícios.