Exploração de som/ ritmo e movimento (continuação da aula anterior)

24 Fevereiro 2017, 09:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Foi solicitado às estudantes que que imaginassem/ sentissem e “ouvissem” a sua música favorita, cantarolavam e moviam-se como se a estivessem efetivamente a ouvir.

Em seguida as estudantes ouviam o suporte sonoro colocado pela docente e tinham de se mover seguindo a música de forma literal.

A turma foi dividida em 4 pequenos grupos (3 trios e 1 dupla).

Por grupo, as estudantes retiraram aleatoriamente um número (1-3), sendo que cada número corresponde a um estimulo diferente numa mesma música (ex. instrumentos, batidas, melodia....). Individualmente cada uma tinha de seguir exclusivamente o estímulo que lhe foi atribuído, explorando diferentes movimentos, gestos e sons. 

Juntam-se ao seu grupo e mostram às colegas os seus movimentos e sons. Constroem uma frase de movimento e som conjunta.

Cada grupo mostra à turma as suas frase sem som as que assistem têm de criar som, reproduzido através do movimento das colegas, por sua vez estas seguem literalmente o ritmos imposto pelas colegas que assistem.

Individualmente cada uma cria uma frase de sons de pelo menos 8 tempos, composta por diferentes sons, intensidades (fortes, fracos, longos, curtos, pausas....). Decoram a sua frase.

A turma foi dividida em 2 grupos e partilham as estudantes partilharam as suas frases com as colegas de grupo.

Breve reflexão sobre os exercícios desenvolvidos na aula. As estudantes tiveram tempo de escrever no seu diário de bordo.