Movimento-Palavra (sons)
17 Fevereiro 2017, 09:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
As alunas tiveram de lembrar a palavra estranha e a frase de movimento criadas na aula anterior. (tarefa individual)
Em seguida tinham de explorar esta frase + palavra (sons) com as seguintes características: leve e pesado, sendo que no final desta tarefa adaptavam estas características à frase de movimento inicial. (tarefa individual)
2x2 e em simultâneo cada elemento do par executa a sua frase de movimento com som, sem combinar, criam uma frase de movimento conjunta com ligações lógicas que partam da improvisação. Desta tarefa resulta uma frase de movimento conjunta.
Depois, individualmente repetem a frase conjunta, mas sem emitir som, sendo que mantém a sensação de o estar a fazer. Seguindo a lógica do exercício anterior centram-se apenas na expressão facial, mantendo a sensação de o estar e emitir som, sem que este se ouça. Ainda foi solicitado às estudantes que com a mesma frase de movimento, sem emitir som, imaginassem que estavam a gritar. No final desta tarefa tinham de escrever num papel a sensação que tiveram nesta última tarefa, de gritar sem se ouvir. (tarefa individual)
2x2 Juntam-se novamente ao mesmo par e escolhem uma das sensações entre os 2 ou uma palavra intermédia acordada pelos dois elementos.
Adaptam a frase de movimento que criaram em conjunto de acordo com a sensação escolhida pelos dois elementos.
Mostram à turma, sendo que as alunas que assistem escrevem num papel a sensação que tiveram relativamente ao que visualizaram.
Recorrem às 3 palavras que escreveram na aula anterior (objeto, sensação do próprio e dos outros) e 2x2 escrevem uma frase escrita conjunta tendo sempre presente a sensação escolhida pelos dois no exercício anterior. Individualmente, constroem uma frase de movimento usando o texto como ponto de partida , podendo recorrer a sensações vividas na aula. Mostra ao par e trocam algumas ideias relativamente a esta tarefa.
Breve reflexão sobre os exercícios e tarefas desenvolvidos.