Introdução aos estímulos tateis

7 Março 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Sentados no chão formam um círculo, passamos três objetos e de olhos fechados manipulam os objetos através do tato, escrevem sobre a forma, textura, cor, temperatura.

Individualmente representam em movimento cada um destes objetos, incluindo as 4 características mencionadas no exercício anterior. (memorizam os movimentos)

Percepção táctil com os pés. Os alunos sentados formam 3 meias luas, enquanto uns manipulam o objeto e tentam adivinhar o que é descrevendo também a sensação do toque, os outros apenas observam. Ainda de olhos fechados, o grupo que manipulou o objeto, levanta-se e move-se com a sensação que teve quando explorava o objeto. Os que observaram, tinham de imitar os colegas, podendo escolher e trocar seguindo vários.( memorizam os movimentos)

(Troca)

Com o material obtido nos exercícios anteriores, exploram a abstração do objeto. Escrevem num papel o pormenor/perspectiva que querem destacar em cada objeto. desenvolvem uma frase de movimento baseada na exploração desses pormenores.

Os estudantes tiveram tempo de escrever nos seus diários. Reflexão sobre e feedback dos exercícios desenvolvidos na aula.