Os estímulos visuais

19 Abril 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Turma dividida em grupos de 3 a 4 pessoas, mas com realização individual, teriam de observar a mesma imagem (por grupo), captar a 1ª impressão e, seguidamente, absorver o máximo de informação e, a partir do momento que deixam de olhar, teriam de reagir a essa imagem, por movimento e depois por escrito. Construiriam uma frase de movimento e teriam de mostrar depois ao seu grupo.

Depois todos os grupos veriam o trabalho de cada grupo (mostra simultânea mas mantendo o trabalho de cada um), evidenciando como partindo do mesmo estímulo - e assaz objetivo ou pelo menos mais (pseudo) evidente porque visual - a leitura, exploração/resolução é tão diferente para cada um.

Depois, individualmente e com a mesma imagem, todos, teriam de escrever um texto, no seu local preferido do estúdio, interpretando esta frase "Nós somos o sítio que nos faz falta".
Juntando a esta questão solicitou-se que começassem a fazer a ligação com a frase de Álvaro de Campos : "Eu que me aguente comigo e com os comigo de mim", que serviriam de leitmotiv para o trabalho final, individual 'Quem sou eu? /who are you?'