Sumários

Corpo e psiquismo na construção da identidade e consciência psicocorporal

27 Outubro 2017, 11:00 Rui Fernando Roque Martins

- A identidade, em relação com um aspecto essencial de coerência interna e de uma relação entre o indivíduo e o seu grupo, mantendo uma persistente unicidade e um persistente partilhar de características essenciais com os outros, com continuidade e capacidade para continuar a mesma ao longo de sucessivas mudanças.

- A consciência relacionada com a avaliação das nossas acções e a sua antecipação sob a forma de uma responsabilidade que introduz através do desejo ou do medo (prazer ou sofrimento), um fundo de afectividade como suporte da possibilidade de aceder à representação e à constituição de um sentir interno.

- O esquema corporal e as representações motoras como suportes evolutivos para a emergência dos processos primários da consciência, baseado na nossa capacidade para exprimir intenções em acções

- O contributo de alguns dados fenomelógicos e neuropsicológicos, para a compreensão desta temática numa perspectiva ontogenética.

- Contributo da motricidade para a representação do espaço corporal e do espaço externo.

- O conceito de acção e a relação entre acção e percepção.

- A regulação da acção através da análise dos factores corporais e dos factores contextuais.

- interdependência entre a percepção, a atenção e a memória. a importância da figura-fundo para a percepção do objecto.

- Funções da emoção na organização e regulação da acção e do comportamento. 

- O conceito de diálogo tónico-emocional.

- O corpo e a motricidade no acesso ao pensamento simbólico 


A comunicação verbal e não verbal em psicomotricidade

20 Outubro 2017, 11:00 Rui Fernando Roque Martins

- A significação das produções corporais.

 - A importância do silêncio na comunicação e no acesso à representação. A relevância  da escuta em psicomotricidade.

- O valor significante do tónus e da motricidade na comunicação e na linguagem.

- O diálogo tónico-emocional no desenvolvimento ontogenético e na intervenção psicomotora

- Análise dos significantes não verbais na comunicação e sua importância na relação e comunicação no quadro de intervenção psicomotora. A importância da mediação não verbal na regulação dos comportamentos. 


Os campos de aplicação da psicomotricidade. A especificidade das práticas psicomotoras e da função mediadora do psicomotricista

13 Outubro 2017, 11:00 Rui Fernando Roque Martins

Os campos de aplicação da psicomotricidade. 

A especificidade das práticas psicomotoras e da função mediadora do psicomotricista. 
O modelo de Reabilitação Psicomotora. A especificidade da observação e avaliação psicomotora. A motricidade como um signo da organização pessoal e da sua história e contexto social e cultural.
Principais indicações para a intervenção psicomotora. 
   


História e epistemologia da psicomotricidade. Paradigmas fundamentais.

6 Outubro 2017, 11:00 Rui Fernando Roque Martins

- Fundamentos conceptuais e epistemológicos da psicomotricidade. 

- A matriz teórica da psicomotricidade,no âmbito das relações entre o movimento e o pensamento e entre o corpo e o cérebro.

- Os percursores históricos da Psicomotricidade.

- Definição conceptual e metodológica da psicomotricidade. 


A formação e o enquadramento profissional em Psicomotricidade em Portugal, na Europa e em outras regiões do Mundo

29 Setembro 2017, 11:00 Rui Fernando Roque Martins

Apresentação sumária dos modelos de formação de licenciatura e de mestrado  formação e de enquadramento associativo profissional em Psicomotricidade em Portugal, na Europa e em outras regiões do Mundo.

A dimensão formativa, investigativa e profissional da psicomotricidade e a sua estratégia de desenvolvimento para dar resposta aos desafios emergentes na sociedade atual, através de uma visão sistémica e holística do ser humano, que proporciona um recurso eficaz para responder em muitas situações onde a adaptação está multicomprometida, e onde é indispensável uma compreensão interligada do funcionamento do sujeito nos seus vários domínios comportamentais. 

A responsabilidade da Universidade como agente social produtor de conhecimento e de perfis profissionais ajustados a esta nova realidade, promovendo a mobilidade de estudantes ou diplomados, a legibilidade dos diplomas, a dinamização de redes de formação de âmbito europeu que possam dar origem a diplomas titulados simultaneamente por duas ou mais universidades e com validação da qualidade metodológica das suas práticas, através da investigação.

A relação coerente e complementar entre o grau de licenciatura, mestrado e doutoramento com fundamento científico e adaptado às necessidades do mercado de trabalho e do emprego.

 As dinâmicas associativas internacionais universitárias no âmbito dos programas de cooperação europeu e de organização  profissional, nomeadamente, o Fórum Europeu de Pasicomotricidade (FEP), a Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (OIPR) e a Rede Fortaleza de Universidades Sul-americanas com formação em Psicomotricidade.