Sumários
Corpo e psiquismo na construção da identidade e consciência psicocorporal
27 Outubro 2017, 11:00 • Rui Fernando Roque Martins
- A identidade, em relação com um aspecto essencial de coerência interna e de uma relação entre o indivíduo e o seu grupo, mantendo uma persistente unicidade e um persistente partilhar de características essenciais com os outros, com continuidade e capacidade para continuar a mesma ao longo de sucessivas mudanças.
- A consciência relacionada com a avaliação das nossas acções e a sua antecipação sob a forma de uma responsabilidade que introduz através do desejo ou do medo (prazer ou sofrimento), um fundo de afectividade como suporte da possibilidade de aceder à representação e à constituição de um sentir interno.
- O esquema corporal e as representações motoras como suportes evolutivos para a emergência dos processos primários da consciência, baseado na nossa capacidade para exprimir intenções em acções.
- O contributo de alguns dados fenomelógicos e neuropsicológicos, para a compreensão desta temática numa perspectiva ontogenética.
- Contributo da motricidade para a representação do espaço corporal e do espaço externo.
- O conceito de acção e a relação entre acção e percepção.
- A regulação da acção através da análise dos factores corporais e dos factores contextuais.
- interdependência entre a percepção, a atenção e a memória. a importância da figura-fundo para a percepção do objecto.
- Funções da emoção na organização e regulação da acção e do comportamento.
- O conceito de diálogo tónico-emocional.
- O corpo e a motricidade no acesso ao pensamento simbólico
A comunicação verbal e não verbal em psicomotricidade
20 Outubro 2017, 11:00 • Rui Fernando Roque Martins
- A significação das produções corporais.
- A importância do silêncio na comunicação e no acesso à representação. A relevância da escuta em psicomotricidade.
- O valor significante do tónus e da motricidade na comunicação e na linguagem.
- O diálogo tónico-emocional no desenvolvimento ontogenético e na intervenção psicomotora
- Análise dos significantes não verbais na comunicação e sua importância na relação e comunicação no quadro de intervenção psicomotora. A importância da mediação não verbal na regulação dos comportamentos.
Os campos de aplicação da psicomotricidade. A especificidade das práticas psicomotoras e da função mediadora do psicomotricista
13 Outubro 2017, 11:00 • Rui Fernando Roque Martins
Os campos de aplicação da psicomotricidade.
História e epistemologia da psicomotricidade. Paradigmas fundamentais.
6 Outubro 2017, 11:00 • Rui Fernando Roque Martins
- Fundamentos conceptuais e epistemológicos da psicomotricidade.
- A matriz teórica da psicomotricidade,no âmbito das relações entre o movimento e o pensamento e entre o corpo e o cérebro.
- Os percursores históricos da Psicomotricidade.
- Definição conceptual e metodológica da psicomotricidade.
A formação e o enquadramento profissional em Psicomotricidade em Portugal, na Europa e em outras regiões do Mundo
29 Setembro 2017, 11:00 • Rui Fernando Roque Martins
Apresentação sumária dos modelos de formação de licenciatura e de mestrado formação e de enquadramento associativo profissional em Psicomotricidade em Portugal, na Europa e em outras regiões do Mundo.
A dimensão formativa, investigativa e profissional da psicomotricidade e a sua estratégia de desenvolvimento para dar resposta aos desafios emergentes na sociedade atual, através de uma visão sistémica e holística do ser humano, que proporciona um recurso eficaz para responder em muitas situações onde a adaptação está multicomprometida, e onde é indispensável uma compreensão interligada do funcionamento do sujeito nos seus vários domínios comportamentais.
A responsabilidade da Universidade como agente social produtor de conhecimento e de perfis profissionais ajustados a esta nova realidade, promovendo a mobilidade de estudantes ou diplomados, a legibilidade dos diplomas, a dinamização de redes de formação de âmbito europeu que possam dar origem a diplomas titulados simultaneamente por duas ou mais universidades e com validação da qualidade metodológica das suas práticas, através da investigação.
A relação coerente e complementar entre o grau de licenciatura, mestrado e doutoramento com fundamento científico e adaptado às necessidades do mercado de trabalho e do emprego.
As dinâmicas associativas internacionais universitárias no âmbito dos programas de cooperação europeu e de organização profissional, nomeadamente, o Fórum Europeu de Pasicomotricidade (FEP), a Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (OIPR) e a Rede Fortaleza de Universidades Sul-americanas com formação em Psicomotricidade.